O QUE ESTÁ FAZENDO BOLSONARO FICAR EM SILÊNCIO DEPOIS DA ELEIÇÃO?


O presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL) está calado desde as eleições de 30 de outubro. Muitos creditam seu silêncio a uma suposta depressão pós-derrota. A colunista do UOL Thaís Oyama, no entanto tem outra teoria.

A tese de Oyama, inclusive, foi corroborada pela colega Juliana Dal Piva durante entrevista ao Fórum Onze e Meia pouco antes do primeiro turno das eleições. Na ocasião, ela falou que o primeiro a ser preso no clã Bolsonaro deve ser o filho 02 do presidente derrotado, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos).

Oyama afirma que um aliado ouviu do próprio Bolsonaro, referindo-se aos riscos que correrá seu filho Carlos se os inquéritos em que ele está envolvido, transformados em processo, "descerem" para a justiça comum: "na hora em que descer, vão pegar ele", afirmou.
Bolsonaro tem razão

Bolsonaro desta vez está coberto de razão. Até o ano passado, a Constituição do Estado do Rio garantia a vereadores o direito que a Constituição Federal reserva apenas a presidentes, governadores, ministros, senadores, deputados federais e prefeitos.

Em abril de 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional a brecha aberta pela Constituição do Rio e, com isso, Carlos Bolsonaro perdeu o direito de ser processado e julgado por tribunais superiores.

Carluxo é investigado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) por suspeita da prática da "rachadinha", e pela Polícia Federal por acusação de participação em milícias digitais antidemocráticas.

Esse segundo inquérito foi instaurado por determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes.

Com informações da coluna de Thaís Oyama