CASOS DE COVID CRESCEM NO RIO GRANDE DO NORTE


O Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, trabalha para adequar espaços internos após pacientes serem diagnosticados com a covid-19. Até esta terça-feira (22), de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), 19 pessoas internadas na unidade estavam com a doença, apresentando quadros leves, em sua maioria. O surgimento dos casos no hospital acompanha um aumento de notificações para a covid-19 no Rio Grande Norte, mas que não tem representado aumento de internações, de acordo com a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Diana Rêgo.

A Sesap explica que os pacientes com covid-19 do Walfredo Gurgel chegaram ao hospital devido a outros problemas de saúde, que não a doença infecciosa. A maioria acometida pelo coronavírus são pacientes ortopédicos, não graves e que deram entrada na unidade devido à acidentes de trânsito. O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN) havia afirmado que, na ausência de leitos específicos para covid-19, pacientes diagnosticados com a doença ocupavam ambientes comuns com outros pacientes. A Sesap informou que, nesta terça-feira, todos aqueles testados positivo para a covid-19 estavam em isolamento dos demais.

"Os leitos de isolamento foram providenciados imediatamente e felizmente os casos, em sua maioria ortopédicos, não são graves. Caso exista gravidade, os pacientes serão direcionados para as unidades de referência", disse a Sesap. A pasta acredita que os pacientes já chegaram ao hospital infectados, sem apresentar sintomas.
Por causa desses registros em ambiente hospitalar, um memorando foi publicado no último domingo (20) reforçando as recomendações para prevenção e controle da transmissão de covid-19 para os serviços de saúde. Dentre as medidas, está o uso de máscaras “para todos os trabalhadores do serviço de saúde e por qualquer pessoa dentro de unidades de saúde, independentemente das atividades realizadas", considerando parecer da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, que apontou a circulação da sublinhagem BQ.1 e a identificação da variante BE.9 do coronavírus, no Amazonas.

No protocolo, há também a implementação de triagem para detectar pacientes com suspeita de infecção pelo vírus. Outras medidas de conscientização e orientação de pacientes e acompanhantes também estão descritas no memorando. Pacientes que tenham quadro clínico grave para a covid-19 devem ser encaminhados para os hospitais Giselda Trigueiro, em Natal, ou Rafael Fernandes, em Mossoró, que são referências nesse tipo de atendimento no estado.

Notificações

No Rio Grande do Norte como um todo, o número de notificações de casos de covid-19 cresceu nos últimos dias. “Aumentamos bastante o registro de casos. Antes, a gente tinha de 5 a 15 casos por dia, e hoje passamos dos 100 casos por dia”, afirmou a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Diana Rêgo. Apesar do maior número de casos, o grau dos sintomas tem sido considerado leves.

Mesmo com o crescimento dos casos, Diana Rêgo acredita ainda que há uma subnotificação. Isso acontece porque possíveis pessoas com a doença desenvolvem sintomas tão leves que nem se dão conta que estão com ela. A razão disso está no efeito adquirido pela vacinação.

"A maioria dos casos não tem internação para a covid. Isso porque já temos um bom número de pessoas vacinadas. Então é muito importante que se complete o esquema vacinal", disse. "As pessoas têm que completar o esquema realmente para se proteger e não desenvolver a forma grave da doença", acrescentou.

Os sintomas mais comuns apresentados atualmente são de gripe comum, como garganta inflamada, tosse e coriza. Atentos a esses sinais, a recomendação é de que o paciente faça teste de covid-19. Segundo a Sesap, todos os municípios do estado disponibilizam a testagem para a doença.

As estratégias de como é feita a testagem nas cidades são definidas pelo poder público municipal. Com isso, é importante que o cidadão esteja ciente de como funciona o plano em seu município, seja pelas divulgações das prefeituras ou por consulta aos órgãos públicos. Se feito o teste e o resultado for positivo, é importante que o infectado cumpra isolamento para interromper uma rede de transmissão da doença.

Como estratégia para prevenção, além da vacinação, a subcoordenadora mencionou o uso de máscaras, inclusive para quem já desenvolve sintomas gripais. "É recomendado o uso de máscara por todos aqueles que estejam sintomáticos respiratórios, independentemente de ser covid ou não, é muito importante que as pessoas entendam isso. E que aqueles que são imunossuprimidos, idosos, que estão em ambientes fechados também usem máscaras como um instrumento de proteção, para não se contaminar com o novo coronavírus", detalhou Diana Rêgo.

O uso de máscaras de proteção facial, aliás, tem sido recomendado por outras instituições no Rio Grande Norte. Uma portaria, assinada pela Presidência do TJRN e a Corregedoria Geral de Justiça, voltou a indicar o equipamento para magistrados, servidores, colaboradores, estagiários e prestadores de serviço, além do público externo nos espaços fechados das unidades do Poder Judiciário do Estado. Outras medidas de prevenção, como uso de álcool em gel, também foram listadas.

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) enviou circular à comunidade universitária reiterando a recomendação do uso de máscara, em conformidade com o Protocolo de Biossegurança da instituição de ensino. A orientação levou em consideração o recente aumento de casos de covid-19 em alguns estados do país, bem como a identificação de nova subvariante.

SMS inicia a vacinação com 3º reforço
A Secretaria Municipal de Saúde de Natal inicia a aplicação da terceira dose de reforço (D5) contra a Covid-19 em idosos com 80 anos, além de imunossuprimidos a partir dos 18 anos. A vacinação está disponível em todos os pontos extras e nas unidades básicas de saúde, para ambos os públicos, desde que haja intervalo de quatro meses da dose anterior (D4).

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal faz um alerta à população da capital para concluir os esquemas vacinais contra a Covid-19 por meio das doses de reforço. Atualmente o município registra 78% da população com esquema completo (D1 e D2); 51% de adesão à primeira dose de reforço (D3) e 21% de usuários com a segunda dose de reforço em dia (D4), segundo dados da SMS.

A população pode buscar 06 unidades de saúde, em horário estendido, durante os dias úteis da semana, que são: Pajuçara, Nova Natal, São João e Felipe Camarão II (esta última terça, quarta e quinta) até 19h; Nova Descoberta e Valedourado até 18h.