GÁS DE COZINHA ESGOTA EM 80% DAS REVENDEDORAS NESTE SÁBADO



A partir deste sábado, 80% das empresas que comercializam gás de cozinha no Rio Grande do Norte estarão sem a mercadoria para vender. A informação é do Sindicato dos Revendedores de GLP no estado (Singás-RN). O presidente da entidade, Francisco Alessandro Correia dos Santos, informou que se a greve continuar, o Rio Grande do Norte só terá gás de cozinha até terça-feira, no máximo.
De acordo com ele, a situação se deve à falta de reposição do estoque para as distribuidoras, problema causado pela greve nacional dos caminhoneiros.
Francisco dos Santos explicou que o gás revendido no Rio Grande do Norte vem de três locais: o porto de Suape (PE), Fortaleza (CE) e a refinaria Clara Camarão, em Guamaré, no Rio Grande do Norte.
Todas vias por onde passam os caminhões que trazem a mercadoria estão interditadas. O presidente do Singás disse que o bloqueio mais recente está acontecendo perto de João Câmara, na BR-406, no quilometro 103; e reteve as carretas que estavam trazendo gás de cozinha do pólo de Guamaré.
Em Natal, de acordo com informações do Singás, já há revendedoras sem o produto.
Sindicato pede que população não compre gás para estocar
O presidente do Singás fez um apelo para que a população evite comprar gás de cozinha para estocar. Segundo ele, se a corrida às revendedoras acontecer, o produto acabará ainda no sábado. “Peço que as pessoas não saiam feito loucas enchendo os botijões. Que a população não compre para estocar”, apelou.
Francisco dos Santos informou que o Sindicato está orientado seus associados a priorizarem a venda para hospitais, escolas, penitenciárias, clínicas e outros locais que prestam serviços essenciais.
O Singás possui 530 empresas associadas. No Rio Grande do Norte há cerca de 800 revendedoras de GLP. Por lei, cada empresa só pode vender até cinco botijões por pessoa. Por dia são vendidos 23 mil unidades no Rio Grande do Norte.