DISPUTA PELO GOVERNO É LIDERADA POR “NENHUM”, DIZ PESQUISA



A praticamente dois meses das eleições, 34,11% dos eleitores não querem votar em “nenhum” dos pré-candidatos na disputa pelo governo do Rio Grande do Norte. A informação é de pesquisa eleitoral promovida pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) em parceria com o instituto Certus, divulgada neste domingo (29).

Somados os percentuais das respostas “nenhum” e “não sabe” para a pergunta estimulada “Se a eleição para governador do RN fosse hoje, em qual destes nomes o(a) Sr(a) votaria?”, o total fica em 44,54%. Esta é a segunda pesquisa Fiern/Certus. No primeiro levantamento, promovido no final de abril, a soma dessas respostas era 40,36%.

O percentual para “nenhum” supera em quase 4 pontos percentuais a pré-candidata melhor colocada na disputa pelo governo do RN, senadora Fátima Bezerra (PT), com 29,15%. O segundo melhor colocado é o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), com 15,39%. O terceiro é o atual governador do estado, Robinson Faria (PSD), com 6,31%.

Comparando os percentuais, Fátima Bezerra possui atualmente o dobro de intenções de votos que o segundo colocado; enquanto Carlos Eduardo Alves tem quase o triplo em comparação com o atual governador. A pesquisa foi registrada na justiça eleitoral com os códigos RN-08199/2018 e BR-04763/2018.

Foram feitas 1.410 entrevistas domiciliares com eleitores maiores de 16 anos residentes nas sete regiões do estado. Os questionários foram aplicados entre os dias 21 a 25 de julho de 2018 em todo o Rio Grande do Norte. A margem de erro é de 3,0% para mais ou para menos. Confira a íntegra da pesquisa.

Na pergunta espontânea, rejeição e desconhecimento lideram a disputa pelo governo
Na pergunta espontânea (quando não são ditos os nomes dos pré-candidatos), a rejeição e o desconhecimento alcançam números ainda mais relevantes: a opção “nenhum” foi indicada por 31,35% dos entrevistados; enquanto “não sabe” (em quem votar) registrou 49,15%. Isso equivale a 80,5% dos entrevistados.

Quando não são apresentados os nomes dos candidatos na disputa pelo governo do RN, a pré-candidata do PT também lidera, mas o número e a diferença para os outros candidatos é bastante reduzido em comparação com a pergunta estimulada.

Nesse cenário, Fátima Bezerra tem 8,72% das intenções de voto; Carlos Eduardo Alves, 6,10%; e Robinson Faria, 2,91%. Só dois pontos separam o primeiro do segundo colocado, mas a proporção de três vezes o percentual do candidato do PDT para o do PSD se mantém.

“Nenhum” também lidera para as duas vagas disponíveis para o Senado

De acordo com a pesquisa Fiern/Certus, 31,28% não têm a intenção de votar em nenhum dos pré-candidatos postos para tentar ocupar uma das vagas para o Senador pelo RN. Nessa mesma pergunta, quando são citados os nomes dos políticos e o eleitor só precisa escolher, o percentual de indecisos é de 12,48%. Só para dar uma ideia de quanto esses percentuais são relevantes, o candidato melhor colocado na investigação sobre intenção de voto para o Senado, Garibaldi Alves Filho (MDB), tem 14,40%. Ele tenta a reeleição.
O segundo melhor colocado é o capitão da Polícia Militar Styvenson Valentim (sem partido), com 11,42%. Em seguida vêm o ex-senador Geraldo Melo (PSDB), com 10,57%; e a deputada federal Zenaide Maia (PHS), com 10,21%. Com relação ao segundo voto, Garibaldi Filho tem 6,67%; Geraldo Melo, 6,60%; Styvenson Valentim, 4,82%; e Zenaide Maia 4,82%.

Para Presidência da República, um pré-candidato supera “nenhum”

O único cenário no qual a rejeição e o desconhecimento não lideram as intenções de voto no Rio Grande do Norte é quando os eleitores são perguntados em quem votariam para presidente. Como resposta a essa pergunta, 47,02% dos entrevistados indicou o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A segunda resposta mais dada para essa pergunta é “nenhum”, com 26,81%. Todos os outros candidatos juntos somam 19,63% das intenções de voto. Menos que a metade que as intenções de voto para Lula. No Rio Grande do Norte, depois do ex-presidente, o pré-candidato melhor colocado é Jair Bolsonaro (PSL), com 8,16%. O terceiro é Ciro Gomes (PDT), com 5,39%. A ex-ministra Marina Silva (Rede) aparece em quarto, com 2,48%. O percentual de indecisos é de 6,45%.