FIQUE ESPERTO: VOCÊ PODE SER COBRADO MESMO COM O 4G DESLIGADO



A rede 4G chegou com a promessa de tornar a nossa internet móvel mais rápida e mais estável, mas o que "ninguém" tem contado é que junto com ela existe um problema: o consumo de dados mesmo com o 4G desligado.

Talvez você não tenha percebido, mas não é de hoje que usuários reclamam sobre o fato de que seus créditos de celular diminuem mesmo com a conexão 4G desabilitada nas configurações do celular.

Além deste ano, encontramos reclamações de 2015, 2016, 2017... Os relatos envolveram, principalmente, as operadoras Claro, Tim e Vivo. Por conta disso, entramos em contato com elas para tentar entender como tudo isso funciona.

Ao que tudo indica, o problema ocorre em planos pré-pagos em celulares Android e no iPhone.

c poderia me esclarecer essa duvida,cobrança indevida dados moveis 4G , mesmo dados móveis desligado há cobrança pelo simples fato está configurado 4G.
depois de tanto tempo sem dar tanto problema a vivo decidiu gastar minha internet enquanto eu mexo pelo wi-fi, legal legal, não precisa nem ligar 4g pra ser avisado da cobrança
A Vivo reconheceu que o consumo de internet existe e argumentou que isso ocorre por conta de uma característica dos smartphones. Mesmo com a rede móvel desabilitada, o aparelho continua trafegando dados (ainda que pequenos) com a rede da operadora.
A empresa informou também que desde o início deste ano não cobra pelos primeiros 100 Kbps de todos os clientes de aparelhos com conexão 4G e 3G.

"A tarifação da internet diária pode acontecer em celulares com a função 4G desabilitada. Isso ocorre devido uma especificidade da maioria dos smartphones que, mesmo após a desativação da rede móvel, não encerra o consumo em sua totalidade, mantendo um pequeno tráfego de controle entre o aparelho e a rede da operadora. Já no modo 3G, quando os celulares têm a opção de dados móveis desabilitada, a conexão é desativada totalmente, sem tráfego entre a rede e o aparelho do cliente", informou em nota.
Então, para usuários a Vivo, é melhor mudar a conexão do 4G para o 3G para garantir que não haverá consumo.

Já a Claro, mesmo tendo algumas reclamações, informou que o cliente só é cobrado ou tem desconto na franquia se a conexão com a internet está ativada. A Tim ainda não retornou o pedido de resposta.

O UOL Tecnologia também procurou o Google, responsável pelo sistema Android, e a Apple. Até o momento as empresas não comentaram sobre o caso e o argumento de que são os smartphones os responsáveis pelo consumo de dados.