FIQUE ESPERTO: VOCÊ PODE SER COBRADO MESMO COM O 4G DESLIGADO
A rede 4G chegou com a promessa de tornar a nossa internet
móvel mais rápida e mais estável, mas o que "ninguém" tem contado é que
junto com ela existe um problema: o consumo de dados mesmo com o 4G
desligado.
Talvez você não tenha percebido, mas não é de hoje que
usuários reclamam sobre o fato de que seus créditos de celular diminuem mesmo
com a conexão 4G desabilitada nas configurações do celular.
Além deste ano, encontramos reclamações de 2015, 2016,
2017... Os relatos envolveram, principalmente, as operadoras Claro, Tim e Vivo.
Por conta disso, entramos em contato com elas para tentar entender como tudo
isso funciona.
Ao que tudo indica, o problema ocorre em planos pré-pagos em
celulares Android e no iPhone.
c poderia me esclarecer essa duvida,cobrança indevida dados
moveis 4G , mesmo dados móveis desligado há cobrança pelo simples fato está
configurado 4G.
depois de tanto tempo sem dar tanto problema a vivo decidiu
gastar minha internet enquanto eu mexo pelo wi-fi, legal legal, não precisa nem
ligar 4g pra ser avisado da cobrança
A Vivo reconheceu que o consumo de internet existe e argumentou
que isso ocorre por conta de uma característica dos smartphones. Mesmo com a
rede móvel desabilitada, o aparelho continua trafegando dados (ainda que
pequenos) com a rede da operadora.
A empresa informou também que desde o início deste ano não
cobra pelos primeiros 100 Kbps de todos os clientes de aparelhos com conexão 4G
e 3G.
"A tarifação da internet diária pode acontecer em
celulares com a função 4G desabilitada. Isso ocorre devido uma especificidade
da maioria dos smartphones que, mesmo após a desativação da rede móvel, não
encerra o consumo em sua totalidade, mantendo um pequeno tráfego de controle
entre o aparelho e a rede da operadora. Já no modo 3G, quando os celulares têm
a opção de dados móveis desabilitada, a conexão é desativada totalmente, sem
tráfego entre a rede e o aparelho do cliente", informou em nota.
Então, para usuários a Vivo, é melhor mudar a conexão
do 4G para o 3G para garantir que não haverá consumo.
Já a Claro, mesmo tendo algumas reclamações, informou que o
cliente só é cobrado ou tem desconto na franquia se a conexão com a internet
está ativada. A Tim ainda não retornou o pedido de resposta.
O UOL Tecnologia também procurou o Google,
responsável pelo sistema Android, e a Apple. Até o momento as empresas não
comentaram sobre o caso e o argumento de que são os smartphones os responsáveis
pelo consumo de dados.