BOLSONARO PROMETE AUXÍLIO BRASIL PARA 2 DIAS, MAS DINHEIRO PODE CHEGAR SÓ APÓS ELEIÇÕES


Em mais uma ação desastrada, o governo de Jair Bolsonaro (PL) voltou a prejudicar a população mais pobre. Famílias de baixa renda, que contavam com o recurso do empréstimo consignado do Auxílio Brasil, se decepcionaram. O dinheiro que contrataram, que seria depositado em dois dias, só deverá cair na conta, de fato, em até 15 dias, ou seja, após as eleições, segundo informou a Caixa.

De acordo com reportagem de Adriana Fernandes e Anna Carolina Papp, no Estadão, a Caixa alegou que existe um “excesso de solicitações” que provocou “lentidão nos processamentos”. Disse, ainda, que a liberação do crédito ocorre, no máximo, em cinco dias. Porém, a reportagem teve acesso a mensagens encaminhadas pela instituição bancária aos clientes, nas quais informa que o “crédito ocorre entre 2 e 15 dias”.

Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar.

Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) recebeu inúmeras reclamações de beneficiários para quem o dinheiro foi prometido somente para dezembro.

O Idec, que monitora queixas nas redes sociais sobre o consignado do Auxílio Brasil, observou um aumento recente no número de reclamações sobre atraso no pagamento.

Em grupos de Facebook e WhatsApp, aos quais o Estadão teve acesso, existem várias queixas sobre o atraso. Beneficiários dizem que a Caixa já fala em duas semanas de prazo para o recebimento do crédito, sendo que o prazo informado inicialmente era de 48 horas após a aprovação.

Beneficiária recebe informação que só teria acesso ao crédito a partir de 10 de novembro

Uma das mensagens mostrou que a Caixa explicou a uma beneficiária, por WhatsApp, que “nesta semana o sistema da Dataprev está congestionado, atrasando o crédito”. Uma outra participante contou que recebeu a informação de que só teria acesso ao crédito a partir de 10 de novembro.

Para piorar a situação, há casos de cancelamento do benefício, principalmente atingindo pessoas que contrataram o consignado nos primeiros dias, 10 e 11 de outubro. O empréstimo, que antes estava “aprovado” ou “em processamento”, agora aparece que foi cancelado, sem explicações.