CORREGEDOR REGIONAL DE JUSTIÇA RECOMENDA QUE JUÍZES ELEITORAIS GARANTAM TRANSPORTE GRATUITO AOS ELEITORES DO RN


O corregedor regional de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Expedito Ferreira de Souza, determinou a todos os juízes e juízas eleitorais do Estado que garantam transporte gratuito aos eleitores do Estado no próximo domingo, quando o país vai escolher o próximo presidente da República.

Lula e Bolsonaro concorrem ao posto no 2º turno. Em alguns estados, eleitores também vão às urnas para escolher os próximos governadores.

Frota

Em recomendação expedida na terça-feira (25), o corregedor pede que os magistrados das zonas eleitorais mantenham para o 2º turno a mesma quantidade de veículos cadastrados do 1º turno e, caso seja necessário, solicitem às prefeituras as frotas de transportes escolares.

A determinação segue a orientação expressa do ministro do Tribunal Superior Eleitoral Luís Roberto Barroso.


A recomendação da Corregedoria regional de Justiça reforça a pressão da sociedade para garantir que eleitores não deixem de votar no próximo domingo (30) por falta de transporte público.

Em Natal haverá um incremento de 40% na frota. A informação é fruto de um acordo, mediado pelo mandato da deputada federal Natália Bonavides, realizado pela Defensoria Pública (DPE/RN), Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) e Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Natal (Seturn).

O prefeito da capital Álvaro Dias cedeu à pressão e evitou que Natal fosse a única capital do Brasil a cobrar a tarifa dos passageiros nas eleições.

A governadora Fátima Bezerra se adiantou e anunciou na segunda-feira (23) a gratuidade nos transportes intermunicipais e também entre os municípios da t Região Metropolitana de Natal. Das cidades com mais de 300 mil habitantes, apenas Parnamirim e Mossoró ainda não se decidiram.