MARCOS COIMBRA: “LULA CONTINUA FAVORITO, E BEM ACIMA DA MARGEM DE ERRO”


O diretor do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra, afirmou durante participação no Fórum Café, na manhã desta sexta-feira (21), que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua franco favorito para vencer as eleições deste ano. Coimbra fez a afirmação após apresentar a média das pesquisas presencias realizadas neste segundo turno.

“Tinha dúvidas de que Lula poderia ganhar no primeiro turno, mas sempre tive segurança de que Lula vence no segundo turno”, afirmou.

Resultado mais confiável

Para o diretor do Vox Populi, o resultado das pesquisas agora é mais confiável do que no primeiro turno. No relatório do agregado feito por ele, levando em conta as pesquisas realizadas no modo presencial, Lula aparece na frente nos votos totais, com 48,5% enquanto Bolsonaro tem 43,0%. Brancos, nulos e não sabe são 8,0%. Já nos votos válidos, Lula aparece com 53,0% e Bolsonaro com 47,0%.

“Nós estamos vendo Bolsonaro, na média das pesquisas presenciais, exatamente no mesmo lugar”, afirmou. “A diferença de Lula na média, já incluído o último Datafolha, não chega a ser sequer de um ponto, tanto nos totais quanto nos válidos”. Veja os gráficos abaixo:

Coimbra também afirma que, neste segundo turno, não há mais diferença alguma entre as pesquisas feitas no modo presencial ou por telefone. “Nesta semana saíram seis pesquisas, todas iguais”, ressaltou. Veja abaixo:

“Ao que tudo indica, nós estamos vendo Lula manter uma diferença muito parecida com a que ele teve no primeiro turno”, ressalta. “Eles estão, a uma semana das eleições, com as mesmas posições que tiveram no primeiro turno. Isso sugere que Lula continua favorito, e com uma margem bem acima da margem de erro, lembrando que ficou mais fácil fazer a pesquisa e que todos os institutos apertaram o parafuso pra aumentar a chance de bom desempenho”, destaca. “O que todas as pesquisas mostram é que o favoritismo de Lula é muito grande”, conclui.