FÁBIO ESTEVE PERTO DE SER DEMITIDO ONTEM


Após recuar da denúncia de fraude eleitoral nas inserções de rádio no Nordeste que estaria prejudicando presidente Jair Bolsonaro (PL), o ministro das comunicações Fábio Faria (PP) caiu em desgraça junto a cúpula do governo após dizer que se arrepende de trazido o assunto à tona.

Fábio derrubou a teoria da conspiração alegando que na verdade houve uma falha do PL no envio de inserções após a Folha de S. Paulo revelar que até a rádio do pai dele, o ex-governador Robinson Faria (PL), teria exibido mais inserções do ex-presidente Lula (PT).

Sua demissão chegou a ser cogitada ontem, segundo revelou a coluna Estadão.

Confira as notas:

ELIMINADO. Na tarde desta sexta, parlamentares especulavam que Faria poderia acabar demitido por Bolsonaro, numa tentativa do presidente de estancar mais uma crise na campanha a tão pouco tempo da eleição. No núcleo do governo, porém, a saída dele foi afastada.

SINAL. Faria não avisou a campanha de Bolsonaro que faria o recuo, mas ministros do Supremo estavam cientes de que haveria um sinal de arrependimento. Ele próprio teria avisado Moraes da decisão. Ainda assim, seus aliados não descartam que, mesmo após a eleição, Moraes possa tentar puni-lo.

GANGORRA. Na campanha, a leitura é a de que Faria tentou criar uma cortina de fumaça para despistar o caso Roberto Jefferson. A ideia era vender Bolsonaro como “o candidato que o sistema não quer”. Não deu certo e, de importante articulador, Faria fechou a semana em baixa.

Ontem após o debate da Globo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi questionado sobre o assunto e desconversou para em seguida dizer que acredita na denúncia que foi arquivada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo ministro Alexandre de Moraes.

O caso agora será investigado por suspeita de tentativa de tumultuar o processo eleitoral.