FALTAM 7 DIAS: ELEITORES TÊM TEMPO A MAIS PARA CONFERIR VOTO NA URNA


Nas Eleições 2022, as eleitoras e os eleitores contam com 1 segundo a mais para conferir o voto na urna eletrônica, antes de apertar a tecla verde “Confirma”. O objetivo do tempo extra é justamente estimular a conferência do voto com o máximo de atenção para evitar qualquer engano antes da confirmação.

A urna eletrônica libera a confirmação do voto após esse tempo de 1 segundo do preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo. No segundo turno, mais de 156 milhões de pessoas estão aptas a eleger o presidente da República e, em12 estados, os eleitores também devem escolher os governadores.

A cada uma das confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. No final, depois da escolha de todos os candidatos, aí sim o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo, indicando a conclusão da votação pelo eleitor. 

Eleição para prefeito

Em oito municípios brasileiros haverá também eleições suplementares para a escolha de prefeitos e vice-prefeitos. O pleito municipal ocorrerá nas seguintes cidades: Cachoeirinha (RS), Canoinhas (SC), Cerro Grande (RS), Entre Rios do Sul (RS), Joaquim Nabuco (PE), Pesqueira (PE), Pinhalzinho (SP) e Vilhena (RO).

A ordem de votação na urna será:

- governador (onde houver segundo turno);

- presidente (em todo o país);

- prefeito (onde houver eleição suplementar).

Simulador de Votação

O simulador de votação na urna eletrônica para as eleições deste ano, disponível no Portal do TSE, já conta com o tempo a mais para a confirmação do voto. Treinando na ferramenta com antecedência e observando como funcionará o tempo para a conferência do voto, a eleitora e o eleitor contribuirão para reduzir o tempo de espera nas filas nas seções eleitorais no dia do pleito.