EM DEBATE FRACO DE IDEIAS, LULA VENCE POR TENTAR DAR ALGUMA RACIONALIDADE A UMA ELEIÇÃO INSANA


O debate da Globo foi o último ato que daquela que é considerada a eleição mais importante da história brasileira. Infelizmente foi um momento carente de ideias e projetos para o país.


O que mais se teve foram acusações mútuas de “mentiroso”.

Para mim, o ex-presidente Lula (PT) se saiu melhor do que no debate da Band por estar mais preparado para lidar com um sujeito que não tem o menor compromisso com os fatos como o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Se no debate da Band, Lula venceu por pequena margem no da Globo o petista sobrou diante de um Bolsonaro descompensado que passou a maior parte do tempo gritando e jogando dados que não se sustentam a uma pesquisa no Google. Lula chegou a sugerir que fosse dado um tempo para que o presidente conversasse com seus assessores.

Lula aceitou que não dava para posar de estadista como se estivesse enfrentando um tucano porque estava diante de um sujeito baixo que puxa a discussão para o esgoto. Sempre tendo o cuidado de pedir desculpas ao público, o petista ativou o modo Janones e jogou o jogo na casa do adversário com marcação alta nos temas sensíveis ainda que sem a profundidade necessária na hora de atacar pelas pontas.

Bolsonaro, por sua vez, estava alterado. Por dois momentos cambaleou como um bêbado. No início do debate parecia que encurralaria Lula quando pediu para esclarecer informações sobre o horário eleitoral do petista, mas logo foi dominando em temas como reajuste do salário-mínimo, reforma da previdência, aborto, meio ambiente, infraestrutura e economia. Ainda teve um inédito ‘direito de resposta’ do mediador que explicou a Bolsonaro que ao dizer que Lula não devia nada a justiça em uma entrevista no Jornal Nacional o fazia com base em uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). “Não tiro nada da minha cabeça”, disse o jornalista.

Enquanto Lula tentava falar para os indecisos, o que deve ser o foco de um debate, Bolsonaro insistia em repetir os bordões de sempre mostrando-se limitado intelectualmente e sem repertório. O melhor momento do presidente foi na única tentativa de ir além da bolha quando soube aproveitar os dois minutos que teve para falar só tratando de obras.

O debate foi pobre de ideias, mas Lula teve o mérito de tentar falar delas diante de um adversário mais disposto a xingar e ofender do que discutir o país.

Lula levou a melhor a maior parte do tempo, venceu em todos os blocos e deixou para o encerramento da campanha o seu melhor debate nestas eleições.

Números

A vitória de Lula se confirma em números. O Instituto Atlas reuniu indecisos para avaliar o resultado do debate e o resultado foi esse:

Quem está ganhando o debate?

1º bloco

Lula (PT): 39,7%

Bolsonaro (PL): 23,5%

Não sei: 36,8%

2º bloco

Lula (PT): 53,8%

Bolsonaro (PL): 22,6%

Não sei: 23,6%

3º bloco

Lula (PT): 57,1%

Bolsonaro (PL): 26,7%

Não sei: 16,2%

4º bloco

Lula (PT): 51,5%

Bolsonaro (PL): 33,7%

Não sei: 14,9%

Para 69,6% o debate impactou na decisão de voto e 30,4%

responderam que não.

A Genial Quaest mostrou que Lula ainda teve tem 51% de menções positivas no Twitter e 49% negativas enquanto Bolsonaro teve 36% e 64% respectivamente.