EM 30 DIAS, QUATRO CRIANÇAS MORREM DE ENCEFALITE NO RN




O Rio Grande do Norte já registrou este ano 16 casos de encefalite viral, dos quais 4 resultaram em morte de crianças. Esse quadro é atualmente alvo de uma investigação promovida pela Secretaria de Saúde de Natal. Em Natal já foram registrados 11 casos.
De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS, Juliana Araújo, do total de mortes, duas foram em Natal e outras duas no interior. O que chamou a atenção para a encefalite viral este ano foi a rapidez dos casos de morte: todos os quatro aconteceram em menos de 30 dias.
Segundo Juliana Araújo, ainda não há resultado para qual vírus teria causado as encefalites e, consequentemente, as mortes. Os 16 casos foram registrados em seis meses. Mas, no último mês, a situação chamou a atenção porque foram registrados três ocorrências da doença.
A diretora do Departamento de Vigilância esclareceu que os casos de encefalite em Natal têm ocorrido todos os anos. Em 2016, por exemplo, foram 26 casos e três mortes. Já em 2017, foram 15 casos com duas mortes. O detalhe para este ano é que os casos de morte, ainda no meio do ano, já se igualaram ao ano anterior.
Ela explicou ainda que quando um caso de morte ocorre nessas circunstâncias, os pais precisam autorizar a retirada de amostra do corpo da criança para que seja enviado à Fundação Oswaldo Cruz. O resultado do exame que indica qual foi o vírus causador da doença leva de três a seis meses.
Sintomas de encefalite devem ser acompanhados por médico
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde disse ainda que as encefalites têm sintomas característicos e que, ao detectá-los, o melhor a fazer é procurar orientação médica. De acordo com ela, essa doença atinge mais crianças, idosos e pessoas com imunidade baixa.
A encefalite viral é uma infecção do sistema nervoso central que provoca a inflamação do cérebro e afeta, principalmente, bebês e crianças. A doença também pode acontecer em adultos com o sistema imunológico enfraquecido. Os sintomas da encefalite são febre e dores de cabeça fortes.
De acordo com informações da Secretaria de Saúde, a encefalite provocada por vírus não é uma doença nova e pode ser causada por diferentes doenças. No caso atual, não está descartado que se trate de uma doença nova, mas isso só poderá ser realmente confirmado após a conclusão da investigação.