10 TÓPICOS PARA ENTENDER COMO A AÇÃO DE FLÁVIO BOLSONARO NO STF FOI UMA GRANDE LAMBANÇA


Ao pedir, e conseguir, a intervenção do Supremo Tribunal Federal na investigação contra Fabrício Queiroz, Flávio Bolsonaro pode ter cometido um grande erro de estratégia.
E aqui vão as razões:

1) Quem atua perante o STF é a Procuradoria Geral da República.

2) Flávio não era investigado. Mas, agora que o caso passou para o STF, a PGR terá todo o direito de pedir ampliação da investigação, colocando-o como investigado, coisa que, repito, ele não era.

3) Pode ampliar, inclusive, contra o próprio pai, o presidente Jair Bolsonaro.

4) Mas aí você pode dizer: ‘Mas, Dinarte, o presidente não pode ser processado por atos anteriores ao mandato’.

5) Não pode ser processado. Investigado, pode. E qual a diferença, meu anjo?

6) O ex-presidente Michel Temer caiu numa bronca grande por ter sido acusado de participar de jantar em que executivos da Odebrecht ofereceram R$ 10 milhões em 2014.

7) E o que isso tem a ver com os Bolsonaros? Temer se tornou presidente em 2016. Ainda assim foi investigado por Dodge.

8) É que a PGR argumento que o presidente não pode ser responsabilizado – processado – por atos anteriores ao mandato. Mas pode ser investigado. O STF concordou e é o que está em voga.

9) Então, vamos lembrar que teve dinheiro na conta de Michelle Bolsonaro. Se Raquel Dodge não pedir que essa investigação seja ampliada, que eu estique, como diz o matuto.

10) Na volta do recesso do Judiciário, o aguardado é que Marco Aurélio Mello bote o caso para frente de duas formas: ou pelo MP do Rio – negando o pedido de Flávio – ou pela PGR – aceitando a reclamação para que o caso seja investigado no Supremo Tribunal Federal.