PREFEITURA DE ALTO DO RODRIGUES IMPLANTA ENSINO DE TEMPO INTEGRAL EM TRÊS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL
Visando garantir uma educação completa e de qualidade, a
Prefeitura de Alto do Rodrigues, através da secretaria municipal de Educação,
Esporte e Cultura, implanta em 2019, Ensino de Tempo Integral na Escola
Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel, (zona urbana), e nas Escolas Municipais,
Arlindo Martins (Tabatinga) e Chapeuzinho Vermelho (Estreito), na zona rural.
Além de cumprir a função social, oferecendo múltiplas
oportunidades de aprendizado aos alunos do município, a secretaria também
estará cumprindo uma das metas propostas no Plano Municipal de Educação, que
prevê a ampliação da educação em Tempo Integral, como uma ação que tem por
finalidade o pleno desenvolvimento, o preparo para o exercício da cidadania e a
qualificação para o trabalho do educando.
O Ensino de Tempo Integral será ofertado nas escolas
municipais, no turno e contra turno escolar, das 07h às 16h00, e durante este
período, serão servidas quatro refeições. Ao chegar no colégio, o aluno
receberá o desjejum (café da manhã), lanche, almoço e lanche da tarde, todos
elaborados com orientação de nutricionistas.
Os alunos terão ainda, as disciplinas obrigatórias da grade
curricular básica, como Português e Matemática, o ensino de mais uma língua
estrangeira, o Espanhol e, a oferta de várias oficinas com atividades
culturais, lúdicas e de recreação, como oficinas de leitura e escrita,
matemática, literatura, teatro, música, dança e esporte, de forma que favoreça
o desenvolvimento e reduza o tempo ocioso dos alunos.
Secretária de Educação Irani Cunha |
De acordo com a secretária de Educação do município, Irani
Cunha, “Para implantar esse novo projeto, foi preciso realizar algumas
adequações nas escolas como: abrir novo turno de trabalho, adquirir bebedouros
e aquisição de novas carteiras escolares. Tudo com o propósito de garantir
espaços para novos saberes e novas aprendizagens, pautado na concepção de uma
educação de ensino em tempo integral que garanta o desenvolvimento intelectual,
físico, emocional, social e cultural de nossos alunos.” Concluiu.