NOVO GOVERNO ALEMÃO DEVE ISOLAR AINDA MAIS BOLSONARO NO CENÁRIO INTERNACIONAL


Com a
vitória do SPD (Social-Democratas) e o crescimento vertiginoso de Os Verdes (Die Grunen) nas eleições da Alemanha, o governo Bolsonaro tende a ficar mais isolado no cenário internacional e ver o acordo comercial com a União Europeia ruir de vez.

Caso se confirme um governo composto pelo SPD e pelos Verdes, a vida de Bolsonaro ficará ainda mais difícil.

Tanto os Verdes quanto o SPD rejeitam a ratificação do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, e o motivo são as políticas de Meio Ambiente e Direitos Humanos do governo Bolsonaro.

Além disso, em agosto o presidente do Brasil recebeu uma parlamentar do AfD (Alternativa para a Alemanha), partido de extrema direita da Alemanha que é investigado por conta de suas inclinações nazistas.

E o AfD, que esperava aumentar a sua porcentagem de votos, teve pouco mais de 10% e perdeu 11 cadeiras no parlamento alemão.

Direitos Humanos e Meio Ambiente

Desde 2019 que Os Verdes fazem campanha sistemática contra qualquer tipo de acordo com o governo Bolsonaro.

Para Os Verdes, o governo de Jair Bolsonaro não respeita o meio ambiente e nem os direitos humanos e, portanto, a Alemanha não deve ratificar o acordo comercial da União Europeia com o Mercosul.

O acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia foi concluído, depois de 20 anos de negociação, em 2019. Porém, para que o plano seja aplicado, ele necessita de ser aprovado por todos os países membros do bloco europeu.

E Os Verdes, desde então, sempre deixaram claro: qualquer acordo comercial com o Brasil está descartado diante da política ambiental do governo de Jair Bolsonaro.

“A fim de proteger efetivamente o clima e os direitos humanos, a ratificação do acordo de livre comércio da UE com o Mercosul deve ser interrompida. Nós, os Verdes, queremos tornar a globalização ecologicamente sustentável e socialmente justa. Isto exige um comércio baseado em fortes regras sociais, ecológicas e de direitos humanos.

“O acordo de livre de comércio da UE com a confederação sul-americana Mercosul não atende a este requisito. A situação dos direitos humanos no Brasil e a destruição da floresta tropical que se deterioraram catastroficamente desde que o presidente Jair Bolsonaro tomou posse”.

Por fim, Os Verdes afirmam que “com seus anúncios de querer abrir mais a região amazônica para a agricultura e a mineração, Bolsonaro abriu o tapete para queimadas ilegais e ataques a povos e terras indígenas”.
Lula e o SPD

O SPD, partido vencedor da eleição alemã, também é um forte crítico de Jair Bolsonaro e seu governo no Parlamento Europeu.

Além disso, um dos líderes do SPD, Martin Schulz, visitou o ex-presidente Lula na prisão, em Curitiba.

Na festa de 150 anos do SPD, Lula foi um dos principais oradores da festa do partido.

Por fim, com a confirmação de um governo SPD com Os Verdes na Alemanha, o governo de Jair Bolsonaro deve ganhar um inimigo de peso e ficar ainda mais isolado no cenário internacional.

Com informações da coluna de Jamil Chade, no UOL.