PESQUISA: FÁTIMA BEZERRA LIDERA TODOS OS CENÁRIOS PARA GOVERNO DO RN


Uma nova pesquisa de intenção de votos, realizada pelo Instituto Seta e encomendada pelo Blog do BG, apontou mais uma vez a liderança da govenadora Fátima Bezerra na corrida pela reeleição. Outro ponto importante a se destacar é a liderança do ministro da comunicações, Fábio Faria, em todos os cenários que aparece na disputa para o Senado Federal.

Governo – Primeiro turno

A pesquisa mostrou números espontâneos e estimulados da disputa para o Governo do Estado. A estimulada mostra três cenários distintos para o primeiro turno e quatro para o segundo turno. Em todos eles a atual governadora Fátima Bezerra vence, bem como na amostragem espontânea, onde ela aparece com 20,2% das intenções de votos, seguida por Carlos Eduardo Alves (PDT), com 10,2%, Styvenson Valentim (PODE) com 6%, Benes Leocádio (REPUBLICANOS) com 1,6%, Álvaro Dias (PSDB) com 0,6%, Coronel Azevedo (PSC), Garibaldi (MDB), Rogério Marinho (Sem partido), Rosalba (PP) com 0,1%. Não sabem ou não responderam somam 49,1% e os que votam em branco ou nulo chegam a 11,3%.

No primeiro quadro estimulado, a atual governadora aparece com 33,8% das intenções de votos, contra 21,1% do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves, 12,2% do senador Styvenson Valentim e 3,3% do deputado federal Benes Leocádio; 12,5% não sabe ou não respondeu a pergunta, e outros 17,1% votará em branco ou nulo.

Já no segundo cenário avaliado, sem o candidato Carlos Eduardo, Fátima lidera com 31,9%, seguida por Styvenson Valentim com 14,9% e por Benes Leocádio com 4,3%. Não sabem ou não responderam somam 14,3% e não pretendem votar em ninguém, votar branco ou nulo chega a 34,6%.

O terceiro cenário conta com a presença do atual prefeito de Natal, Álvaro Dias no lugar do deputado Benes Leocádio. Nele Fátima aparece com 29,8%, Styvenson Valentim com 13,5% e Álvaro Dias com 6,5%. Não sabe ou não respondeu soma 14,9% e 35,4% votará branco ou nulo.
Governo – Segundo turno

Fátima Bezerra x Styvenson Valentim

Considerando uma disputa de segundo turno entre Fátima Bezerra e o senador Styvenson Valentim, a atual governadora chegaria à reeleição obtendo 36,2% dos votos totais, contra 22,4% do capitão. Os que não sabem em quem votariam somam 7,2% e os que votariam em branco ou nulo chega a 34,2%.

Fátima x Álvaro Dias

No cenário de disputa entre a governadora do Estado e o prefeito da capital, Fátima Bezerra levaria a melhor. A professora soma 35,5% das intenções de voto nesse cenário, enquanto que o médico Álvaro Dias chega a 16,5%. Não sabem ou não responderam somam 7,7% e outros 40,4% não votaria em nenhuma das opções.

Fátima x Carlos Eduardo

No terceiro cenário de segundo turno avaliado, a governadora Fátima Bezerra venceria mais uma vez a disputa contra o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves. Na reedição do segundo turno de 2018, Fátima tem 35,6% das intenções de votos, contra 23,5% de seu adversário. Não sabem ou não responderam 7,1% dos entrevistados, enquanto que 33,8% votaria em branco ou nulo.

Fátima x Rogério Marinho

No quarto e último cenário avaliado para um possível segundo turno, a governadora Fátima Bezerra venceria o ministro do desenvolvimento regional Rogério Marinho. Nesse cenário Fátima encontra o seu melhor desempenho, somando 37,2% das intenções de votos, contra 13,7% do ex-deputado federal do RN. Não sabem ou não responderam somam 7,4% e outros 41,7% votariam em branco ou nulo.

Senado Federal

Para a vaga de senador que hoje é ocupada por Jean Paul Prates (PT), a pesquisa avaliou quatro cenários diferentes. Dois deles seriam vencidos pelo ministro das Comunicações Fábio Faria (sem partido) e outros dois, sem a sua presença, seriam vencidos pelo ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves.

Senador – Cenário 1

No primeiro cenário avaliado, Fábio Faria surge na liderança com 11,4% das intenções de votos, seguido de perto por Carlos Eduardo Alves com 11,3%. Em seguida aparecem Rosalba Ciarlini com 8,6%, Jean Paul (PT) com 6,9%, Rogério Marinho com 6,8% e Haroldo Azevedo (Sem partido) com 3,3%. Não sabem ou não responderam 18,1%, e outros 33,6% votariam branco ou nulo.

Senador – Cenário 2

No cenário seguinte, sem a presença do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo, Fábio Faria venceria a disputa com mais facilidade. Na liderança, o ministro das comunicações tem 12,3% das intenções de votos, seguido pelo também ministro – do desenvolvimento regional – Rogério Marinho, que aparece com 8,1%. Logo após vem o senador Jean Paul com 7,3%, e o empresário Haroldo Azevedo com 4,7%. Não sabem ou não responderam somam 19,9% e outros 47,8% não votariam em ninguém, branco ou nulo.

Senador – Cenário 3

No primeiro cenário sem o nome do ministro Fábio Faria, o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves venceria a corrida com 11,6% das intenções de votos. Logo após viria o ministro Rogério Marinho com 9%. Senador Jean Paul chega a 7,3% nesse cenário e Haroldo Azevedo soma 5,1%. 19,9% não sabem ou não responderam, enquanto que 47,1% não votaria em nenhuma das opções.

Senador – Cenário 4

O quarto e último cenário avaliado aponta para mais uma liderança de Carlos Eduardo Alves. O ex-prefeito da capital tem o seu melhor desempenho neste quadro, chegando a 14,8%, contudo, não teria na disputa nenhum dos ministros, tendo como principal adversário o atual senador Jean Paul Prates, que tem 7,2%, seguido de Haroldo Azevedo com 4,9% e em quarto, o atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Não sabem ou não responderam 21,1% dos entrevistados. Outros 49,6% votariam em branco ou nulo.

Por NOVO Notícias