EM POSSE DA NOVA REITORA DA UERN, GOVERNADORA ANUNCIA FIM DA LISTA TRÍPLICE PARA O CARGO E A AUTONOMIA FINANCEIRA DA INSTITUIÇÃO


A governadora Fátima Bezerra participou da Assembleia Universitária em comemoração aos 53 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), realizada na noite desta terça-feira (28), solenidade em que foi empossada a nova reitora eleita Cicília Maia e o vice-reitor eleito Chico Dantas.

Na ocasião, ao fim de seu discurso, a governadora sancionou a lei que extingue a lista tríplice para nomeação dos cargos de reitor e vice-reitor da Uern, instituindo eleições diretas para a escolha dos representantes maiores da comunidade acadêmica daquela instituição.

Dirigindo-se à comunidade acadêmica da Uern, a chefe do Executivo Estadual avaliou que esse momento de transmissão da gestão marca a consolidação da autonomia política da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, porque está sendo respeitada a escolha livre e soberana de docentes, discentes e servidores técnico-administrativos no processo de eleições democráticas para o novo quadriênio.

“O governo do Rio Grande do Norte, Mossoró, e a comunidade universitária dão lição hoje de zelo, de amor e de respeito pela democracia, porque esse episódio se reveste de maior importância ainda levando em consideração o contexto em que vivemos no cenário nacional de desrespeito constitucional de autonomia das nossas universidades e de agressão à comunidade acadêmica que tem sua vontade expressa pelo voto tolhida por ato autoritário e antidemocrático”, disse, referindo-se à intervenção do governo federal em 18 universidades brasileiras, num universo de 53 instituições de ensino no país, impondo nomes seus em  vez dos representantes eleitos por professores, alunos e servidores.

Fátima Bezerra também anunciou a autonomia financeira da Uern, uma antiga reivindicação da comunidade acadêmica e um compromisso assumido pela governadora. Até então todos os processos de pagamento da instituição eram feitos pelo Governo do Estado. Com a autonomia financeira, a Uern passará a receber todos os meses um duodécimo para gerir.

“A Uern agora não tem só autonomia acadêmica e política, tem também autonomia financeira para gerir o seu próprio destino”, comentou a governadora, visivelmente emocionada.

O Governo do Estado está instalada na sede da Uern, em Mossoró, desde a última terça-feira (28) até o próximo dia 30, em decorrência do pioneirismo na abolição da escravatura na capital do Oeste e dos festejos de aniversário da Uern. A governadora, que é doutor honoris causa e chanceler da Universidade, também saudou a professora Cicília Maia e o professor Chico Dantas, pela posse nos cargos de reitora e de vice-reitor, respectivamente.