MINISTRO IGNORA VACINA E DIZ QUE BOLSONARO COMEU NA RUA POR SER 'SIMPLES'


O ministro das Comunicações, Fábio Faria, reagiu às críticas e saiu em defesa do presidente
Jair Bolsonaro (sem partido), após aparecer em foto do lado de fora de restaurante, em Nova York (EUA), comendo pizza acompanhado de outros integrantes da comitiva brasileira.

Nas redes sociais, Faria ignorou o fato de Bolsonaro ser o único chefe do G20 (grupo composto pelas 19 principais economias mais a União Europeia, presentes no encontro da ONU) que ainda não se vacinou contra a covid-19 e disse que ele comeu na rua por ser "simples", desse jeito mesmo, e que "o resto é fake news intencional".

O presidente comeu pizza em pé na calçada porque ele é assim mesmo, simples. O resto é fake news intencional. Ministro Fábio Faria, ao justificar foto em que Bolsonaro aparece comendo na rua

Em agosto, Nova York deu início à medida batizada de "Key to NYC Pass" (Chave para o passe de Nova York, em tradução livre do inglês), na qual passou a ser exigida certificação de vacinação contra covid-19 para entrar em locais públicos fechados como restaurantes, museus e academias.

Bolsonaro até o momento não se vacinou contra a covid-19. Assim, se quiser fazer refeições em restaurantes da cidade, o presidente terá que buscar estabelecimentos com mesas na calçada ou em ambientes externos, uma vez que a restrição se aplica a espaços internos.

Entre os 20 líderes que devem participar da abertura da 76ª sessão da Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, Bolsonaro é o único que declarou que não tomou e não iria tomar a vacina para ir ao evento anual da Organização das Nações Unidas.

Não houve divulgação oficial sobre o status vacinal de outros três líderes que vão representar seus países na assembleia: dois ministros das Relações Exteriores (da China e da Arábia Saudita) e o primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Mishustin.