MORO DIZ QUE FIM DA REELEIÇÃO PARA PRESIDENTE E DO FORO PRIVILEGIADO É 'COMPROMISSO ESCRITO NA PEDRA'


O ex-juiz e ex-ministro
Sergio Moro, pré-candidato à Presidência pelo Podemos, afirmou nesta terça-feira (22) que, caso seja eleito, apresentará proposta para acabar com a reeleição a presidente da República e também com o foro privilegiado para políticos.

Ao participar de evento em São Paulo, Moro afirmou que trata-se de um “compromisso escrito na pedra”.

“Duas coisas que a gente quer fazer, que é aquele compromisso escrito na pedra: fim da reeleição para presidente da República, que é até uma forma de você facilitar a aprovação das outras reformas; e outra proposta, vamos acabar com foro privilegiado para todo mundo, Inclusive para o presidente da República”, disse.

Reformas

Moro afirmou que a reeleição pode, muitas vezes, dificultar no Congresso a aprovação de reformas necessárias.

“É uma minoria, mas acontece. O Congresso resiste em aprovar algumas reformas porque tem medo de potencializar uma eleição de um candidato que está no exercício do poder”, declarou.

“Então, vamos tirar isso da mesa e acabar com a reeleição para presidente da República já para o mandatário de 2023. Sem ampliação de mandato”, completou.

Mandato

Moro também destacou como “válida” a discussão para mudar de quatro para cinco anos o tempo de mandato para presidente da República, mas em outro momento.

“Não vamos contaminar o debate”, disse.

Já em relação ao foro privilegiado, Moro afirmou que existem excessos, “mas esses problemas não justificam privilégio”.

“O foro privilegiado tem servido, infelizmente, como a blindagem para gente que faz coisa errada”, afirmou.

“A única forma de justificar é se nós admitirmos que o político é melhor que o cidadão comum. Se o cidadão comum responde perante à Justiça de maneira normal, não existe motivo para a gente ter um privilégio dirigido à classe política”, afirmou.