METEOROLOGIA PREVÊ ANO DE INVERNO NORMAL NO RN


Previsão elaborada por meteorologistas que participaram da reunião de análise climática para o semiárido do nordeste brasileiro, quarta-feira, 23, em Natal, indica condições favoráveis à produção agrícola e aumento do volume das reservas hídricas do Rio Grande.

Apesar de fevereiro não ter correspondido às e um janeiro animador, a previsão é que o sertã do Norte deverá ter um inverno normal este ano.

A reunião foi realizada de forma virtual, com representantes do Instituto Nacional de Metrologia Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos todos os núcleos regionais do Nordeste. 

Para elaborar a previsão foram utilizados parâmetros modelos nacionais – Inmet, CPTEC e Funceme internacionais, indicando uma condição favo melhorar se as águas do Atlântico Norte esfrarem ao longo dos próximos três meses. 

Por regiões, o volume médio de chuvas espera de março a maio é de 479,2 milímetros no região Central, 343,2 no Agreste e 533,8 na Leste.