“BOLSONARO SÓ ATRAPALHOU”, DIZ MARCOS PEREIRA SOBRE FILIAÇÕES


O presidente do Republicanos, Marcos Pereira, disse nesta 4ª feira (23.fev.2022) que o presidente Jair Bolsonaro “até agora, só atrapalhou” a filiação de novos integrantes ao partido. Ainda assim, disse que a bancada na Câmara deve aumentar após a janela partidária, em abril.

“Está caminhando bem a vinda de novos parlamentares. Acho que vai ser bom. A gente vai sair um pouco maior do que é. Sem a ajuda do presidente, pelo menos por enquanto, porque até agora ele só atrapalhou”, disse em resposta a questionamentos de jornalistas sobre negociações eleitorais.

O Republicanos é da base do governo federal, tendo o ministro da Cidadania, João Roma. A relação de Bolsonaro com a legenda, no entanto, está estremecida. Há a reclamação de que o presidente tem dado mais espaço ao PL, seu partido, e ao PP, sigla do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, nas conversas pré-eleitorais.

Pereira afirmou ainda ter dúvidas sobre se Bolsonaro é realmente contrário ao projeto que legaliza os jogos de azar no Brasil. O texto deve ser analisado pela Câmara ainda nesta 4ª feira e tem grandes chances de ser aprovado.

O presidente, no entanto, já disse que irá vetar a medida, embora saiba que o Congresso pode derrubar o seu veto.

“Eu ouvi de algumas pessoas ligadas ao governo que é para apoiar. No fundo, no fundo, eles são favoráveis. Não querem se expor diante da população, não só dos evangélicos. Os evangélicos levam a fama porque são barulhentos, a bancada [evangélica] pelo menos. Mas não são só eles”, disse.

Pereira afirmou que o Republicanos é contra o projeto, mas sabe que há deputados favoráveis da bancada. “Respeito a posição deles”, disse.