SECRETÁRIA DE SAÚDE MARIA AUXILIADORA (DÔRA), DEU INÍCIO A ABERTURA DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA




Secretária de Saúde Maria Auxiliadora (Dôra), deu início a abertura da campanha

Hoje quarta-feira (23), pela manhã aconteceu a abertura da Campanha Outubro Rosa na quadra municipal Omar Rodrigues da escola municipal Walfredo Gurgel.

Um bom público marcou presença ao evento.

Após a solenidade de abertura teve início várias palestras voltada a prevenção ao Câncer de Mama no município, desenvolvida pela secretaria municipal de Saúde.

A enfermeira  Shirley Marcleide iniciou sua palestra com o tema: "Como evitar o câncer do colo e do útero e HPV,  já a Doutora Flávia, Ginecologista, falou sobre "Prevenção". 

 A nutricionista municipal Mariana Boa Ventura, proferiu uma palestra sobre "Alimentação Saudável". Na palestra, Mariana falou sobre os alimentos que fazem parte de uma boa alimentação, como o couve, a batata doce, etc, e também sobre aqueles que  causam muito mal a saúde como a salsicha, mortadela e o famoso missim-minhojo, que segundo afirma, é um alimento que contém diversas substâncias que causam o câncer.

A vice prefeita Emília Patrícia, participou do evento representando o prefeito Abelardo Rodrigues.

A programação do Outubro Rosa também abriu espaço para depoimentos de pessoas que venceram o câncer. Maria Aparecida Ferreira foi uma delas, em seu depoimento falou como descobriu a doença e como se tratou quando soube que estava com Câncer de mama. "Descobri a doença fazendo um exame de prevenção e continuo fazendo", disse Aparecida que também falou da importância do carinho e do apoio da família durante o tratamento. Além de Aparecida outras pessoas também prestaram depoimentos.

Ao término das palestras várias salas estiveram a disposição do público presente com  médicos especialistas fazendo auto exames preventivos.

A programação do Outubro Rosa em Alto do Rodrigues continua a noite a partir das 19:00 onde haverá mais palestras e sorteios de brindes entre os participantes. Segue outras fotos: