RN NÃO SEGUE MINISTÉRIO DA SAÚDE E ORIENTA VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES SEM COMORBIDADES


Após o Ministério da Saúde publicar uma nota informativa em que volta atrás e orienta a não vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do RN (Sesap) divulgou nota afirmando que vai manter a deliberação tomada anteriormente em conjunto com os municípios e orienta a continuidade da vacinação contra a Covid-19 entre adolescentes de 12 a 17 anos, com ou sem comorbidades, no Rio Grande do Norte.

A Sesap informa ainda que irá aguardar um posicionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), requisitado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a respeito de eventuais mudanças com relação à aplicação dos imunizantes nos menores de idade, como sinalizou o Ministério da Saúde.

"A Sesap mantém seu apoio ao processo de vacinação, a confiança na segurança dos imunizantes disponíveis e nas experiências científicas que garantem a eficácia para esse público. É público e notório que o avanço da vacinação vem trazendo resultados substanciais no RN, salvando diversas vidas e evitando internações na rede de saúde", diz a nota da secretaria estadual.

Conforme a nova orientação do Ministério da Saúde, vacinação deve ficar restrita a três perfis específicos:
adolescentes com deficiência permanente,
adolescentes com comorbidades,
e adolescentes que estejam privados de liberdade.

A nota informativa do ministério desta quarta contraria uma outra publicada pela pasta em 2 de setembro, que recomendava a vacinação para esses adolescentes a partir do dia 15. A decisão do Ministério da Saúde foi tomada dentro de um contexto de aumento dos relatos de falta de vacinas no país, sobretudo para a segunda dose.