GASOLINA CAI PELA 3ª SEMANA SEGUIDA NOS POSTOS, APONTA PESQUISA DA ANP


O monitoramento semanal da Agência Nacional do Petróleo apontou que os preços da gasolina e do diesel voltaram a cair nos postos. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira 26.

O valor médio do litro da gasolina recuou pela terceira semana consecutiva, de 5,46 para 5,26 reais. A queda é de 3,66%.

Já o litro do diesel caiu pela 16ª semana seguida, de 5,39 para 5,17 reais, uma redução de 4,08%. No caso do etanol, a baixa foi de 3,75%: de 3,99 para 3,84 reais.

Com a nova política divulgada em 16 de maio pela Petrobras, a substituir o PPI, houve uma redução nos preços de combustíveis nas refinarias. A gasolina teve queda de 3,18 para 2,78 reais por litro. Já o diesel passou de 3,46 para 3,02 reais.

Na última segunda-feira 22, o Ministério da Justiça lançou um canal de denúncias específico para casos de preços abusivos em postos de combustíveis. A iniciativa foi apresentada por meio da Secretaria Nacional do Consumidor.

Segundo o secretário Wadih Damous, o objetivo é “combater práticas que prejudicam o equilíbrio e a livre concorrência”. Ele afirmou que “o novo canal permitirá que os consumidores denunciem preços abusivos de maneira rápida e eficaz, auxiliando a Senacon a identificar e aplicar eventuais medidas corretivas”.