RECEITA LIBERA CONSULTA A SUPERLOTE DE RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA


Atenção, contribuintes! A Receita Federal libera, a partir das 10h desta quarta-feira (24/5), consulta à lista de contemplados no primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023.

O crédito para os 4.129.925 contribuintes beneficiados será depositado no próximo dia 31, no valor total de RS 7,5 bilhões. Trata-se da maior cifra já desembolsada pelo Fisco em um lote de restituição.

O valor será destinado a contribuintes que têm prioridade no recebimento. Confira abaixo:

— 246.013 contribuintes idosos acima de 80 anos;
— 2.464.031 contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
— 163.859 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
— 1.052.002 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
— 204.020 contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix.

Para consultar o lote de restituição, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet e clicar na opção “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, basta selecionar “Consultar a Restituição”.

A Receita Federal também disponibiliza aplicativo para tablets e smartphones que permite consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Ao fazer a consulta, o contribuinte também pode saber se ficou preso na “malha fina“. Nesse caso, a Receita indica que encontrou inconsistências de dados informados que precisam ser esclarecidos.