MUNDO DEVE SE PREPARAR PARA DOENÇA MAIS MORTAL QUE A COVID, DIZ OMS


Durante a 76ª Assembleia Mundial da Saúde ( AMS ), na última segunda-feira (22), O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde ( OMS ), Tedros Adhanom afirmou que o mundo deve se preparar para a ” ameaça de outro patógeno emergente com potencial ainda mais mortal ” que a Covid-19.

“Permanece a ameaça do surgimento de outra variante que causa novos surtos de doenças e mortes. E a ameaça de outro patógeno emergente com potencial ainda mais mortal permanece. E as pandemias estão longe de ser a única ameaça que enfrentamos. Em um mundo de crises sobrepostas e convergentes, uma arquitetura eficaz para preparação e resposta a emergências de saúde deve abordar emergências de todos os tipos”, afirmou Adhanom.

A Organização Mundial da Saúde lançou uma Rede Internacional de Vigilância de Patógeno com o objetivo de aprimorar coleta de amostras e promover o compartilhamento de informações mais amplo entre a comunidade científica.

Com a nova rede, os países conseguirão rastrear e detectar mais rapidamente a ameaça de doenças antes que elas se tornem epidemia ou pandemias.