ATRASO DE SALÁRIO: PMS ENTRAM COM AÇÃO E AVALIAM PARALISAÇÃO NO RN



A Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (ACSPMRN) entrou nesta quarta-feira (8) com uma ação judicial contra o Governo do Estado para conseguir viabilizar o pagamento do 13º salário de 2017. Também nesta quarta-feira, a Associação de Oficiais Militares do RN (ASSOFME) emitiu uma nota de repúdio pela falta deste pagamento.

Segunda-feira próxima (13), haverá uma assembleia unificada de todas as associações da Polícia Militar na qual serão votadas outras medidas para pressionar o Executivo a quitar a dívida. Não está descartada uma “operação padrão” como a que foi promovida em janeiro deste ano e que, na prática, paralisou o policiamento ostensivo no Rio Grande do Norte. Também há a possibilidade de boicote por parte dos policiais ao desfile cívico de 7 de Setembro.

De acordo com o presidente da Associação de cabos e Soldados, Roberto Campos, entre ativos, inativos e pensionistas, o atraso no pagamento do salário prejudica mais de 10 mil pessoas. Ele explicou que a ação tem como anexo um acordo extraoficial firmado entre a categoria e o governador do Estado, Robinson Faria (PSD). Por este documento, o Governo se comprometia em pagar o 13º até 30 de janeiro e a Polícia Militar encerrava a paralisação promovida em janeiro de 2018.

Nos últimos meses, a Associação se reuniu outras vezes com o Governo para tentar resolver esse atraso de salário, mas o pagamento não foi feito. De acordo com Roberto Campos já é quase unanimidade o boicote ao desfile de 7 de Setembro. “Não existe motivação para participar desse ato cívico. Acredito que será algo inédito, as forças militares estaduais não desfilarem”, disse.

Já o presidente da Associação dos Oficiais, tenente-coronel Jerbs de Oliveira Lucena, a priori, a ideia levada para a assembleia unificada será a da operação padrão. Mas tudo isso dependerá do que for aprovado em votação.

Ele disse que a insatisfação com a falta de pagamento é muito alta. “Nós estamos já no mês de agosto e ainda não recebemos nada. As notícias que temos não são boas”, comentou. Na nota de repúdio é afirmado que “as notícias veiculadas pelos órgãos oficiais do Governo afirmando que o salário ‘está em dia’ significam uma grande afronta aos servidores públicos do Rio Grande do Norte”. De acordo com a declaração, a situação é “deplorável e insustentável”.

O Governo do Estado foi procurado para informar se há alguma previsão de pagamento e qual seu posicionamento com relação à ação judicial impetrada por causa da dívida. Com relação ao atraso de salário, em nota enviada ao OP9, a assessoria informou que “o Governo segue em tratativas e acompanhando as receitas para anunciar em breve a data de pagamento”. E que, sobre a ação judicial, não se pronunciaria.