JUSTIÇA DO RN DETERMINA DEMISSÃO DE DELEGADO POR RECEBIMENTO DE PROPINA DE BICHEIROS

Resultado de imagem para JUSTIÇA DO RN DETERMINA DEMISSÃO DE DELEGADO POR RECEBIMENTO DE PROPINA DE BICHEIROS

Justiça determinou a demissão a um delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, condenado por receber dinheiro de bicheiros no interior do estado para não investigá-los. O delegado Pedro Melo foi condenado ainda a apreensão de bens no valor recebido indevidamente de R$ 3.120 e suspensão dos direitos políticos por oito anos. A condenação se deu no curso de Ação Civil Pública, movida pelo Ministério Público Estadual, pela prática de improbidade administrativa.

Segundo a ação, Pedro Melo praticou ato de improbidade administrativa quando atuava no município de Jucurutu, durante o ano de 2008, ao receber valores para não investigar alguns delitos.

O MP alega que o delegado procurou um vigilante da cidade, e determinou que arrecadasse dinheiro dos proprietários das bancas de jogo do bicho. Além disso, os promotores afirmam que, após receber um ofício do Ministério Público requisitando a investigação contra os bicheiros, Pedro Melo teria reunido todos eles, solicitando uma nova quantia em dinheiro para deixar de dar andamento aos procedimentos.

Segundo a sentença, na audiência instrutória os bicheiros relataram que tinham a prática de pagar ao vigilante na intenção de este repassar o pagamento ao delegado Pedro Melo.
“Desse modo, se conclui que tal pagamento traduzia, senão, uma propina com o objetivo de inibir a fiscalização da prática do jogo do bicho e evitar o consequente fechamento das bancas, tendo em vista o conhecimento ilegal da prática do referido jogo”, definiu o juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas, que proferiu a sentença.