LUIZ ALMIR TERÁ CONVERSA COM CARLOS EDUARDO SOBRE POSSÍVEL CANDIDATURA A VICE-PREFEITO


Líder absoluto em todas as pesquisas de intenção de voto para 2024, o ex-prefeito e atual
pré-candidato Carlos Eduardo Alves (PSD) tem sido cobrado por lideranças políticas para que, caso seja de fato candidato a prefeito de Natal, que seu vice seja um antigo adversário: o ex-vereador e comunicador Luiz Almir (PSDB). Uma reunião entre eles para um diálogo inicial será marcada nos próximos 15 dias.

A ideia, segundo Luiz Almir, surgiu durante uma reunião realizada entre Carlos Eduardo e lideranças políticas da Zona Norte de Natal. Durante o encontro, do qual o tucano não pôde participar por questões de saúde, foi ventilada a possibilidade de uma chapa com Carlos para prefeito e Luiz Almir para vice.

Na ocasião as lideranças alegaram que a Zona Norte, maior região da capital, estava esquecida pela prefeitura. Elas se queixaram a Carlos Eduardo que o local nunca teve sequer um secretário municipal e que o pleito de 2024 seria o momento ideal para se fazer essa reparação histórica, por meio de uma união entre o ex-prefeito e Luiz Almir.

“E lá disseram que a maior liderança que existe na Zona Norte de Natal é Luiz Almir e que eu poderia ser vice de Carlos Eduardo. Ele disse: eu respeito muito Luiz Almir, é um grande nome, mas eu estou montando minha equipe de campanha e vou analisar com calma essa ideia para depois poder conversar com ele”, disse Luiz Almir ao AGORA RN nesta quarta-feira 28.

Ainda de acordo com Almir, na última terça-feira 27 oito lideranças políticas da Zona Norte se reuniram em sua residência para conversar sobre a possível união com Carlos Eduardo. “Eu disse a eles que é possível, mas que eu não conversei com Carlos e estou com as portas abertas para todo mundo”, conta Luiz Almir.

Nessa mesma reunião, uma das lideranças ligou para o pré-candidato a prefeito Carlos Eduardo e repassou o telefone para Almir, quando eles tiveram um princípio de diálogo sobre o tema. “Ele me elogiou e perguntou se podia vir na minha casa para a gente conversar. Eu disse que estava à disposição e a gente ficou de conversar nos próximos 15 dias, esse foi o prazo que ele pediu. Ele disse que viria fazer uma visita aqui em casa”, relatou o comunicador.

Luiz Almir revela que tem sido procurado por outros nomes de peso da política do Rio Grande do Norte para dialogar. Um desses nomes é o prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos), que não poderá ser candidato à reeleição e irá apoiar um nome para a prefeitura da capital em 2024. Por telefone, Álvaro chegou a perguntar a Almir sobre a possibilidade de ele ser vice de Carlos Eduardo.

Prefeito de Natal Álvaro Dias falou com Luiz Almir ao telefone sobre as eleições de 2024 – Foto: José Aldenir/Agora RN

“Eu disse a ele [Álvaro] que fico feliz pela manifestação do povo em me querer vereador, em me querer vice-prefeito, alguns citam até meu nome como prefeito, mas eu não decidi nada, estou aberto a conversar com todo mundo e só vou tomar decisões lá para o final do ano. Estou cuidando da minha saúde, fazendo rádio, jornal e televisão”, salienta.

O comunicador disse ainda que foi procurado pelo presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB) e pelo deputado federal e pré-candidato a prefeito de Natal Paulinho Freire (União Brasil) para futuros diálogos.

“Eu nem encarto nem descarto essa história de ser vice, porque está muito longe e as coisas mudam muito rápido na vida política. Eu converso com todo o mundo e em 2024 o que for viável a gente vai analisar. Pode ser e pode não ser. Já estou com 71 anos, não tenho ambição nenhuma mais na vida política, mas se tiver de ser ou não eu estou feliz do mesmo jeito”, destacou o ex-parlamentar.
Campanha entre Carlos e Luiz Almir em 2004 foi marcada por polarização e embates

A campanha para prefeito de Natal em 2004 ficou marcada na memória dos natalenses por uma forte polarização na disputa entre o então prefeito Carlos Eduardo Alves e o então candidato Luiz Almir, que acabou perdendo no segundo turno por pouco mais de 14 mil votos. Foram 192.513 votos (51,92%) para Carlos, contra 178.249 votos (48,08%) para Luiz.

O duelo também foi marcado por fortes embates entre os dois e pela alcunha de “Boneco de Olinda” dada por Luiz Almir a Carlos Eduardo e até hoje lembrada pela população. O comunicador garante que não há mais atritos entre ambos.

“Aquilo foi campanha política, mas eu não faltei com respeito a ele. Eu o chamava de Cabeção, de Boneco de Olinda, mas foi tudo dentro do respeito”, lembra.

Com seu reduto eleitoral concentrado na Zona Norte, Luiz Almir destacou algumas ações que Carlos Eduardo realizou na região enquanto prefeito. Ele cita a construção do ginásio de esportes Nélio Dias, no Conjunto Nova Natal, e a ampliação do Conjunto Parque dos Coqueiros, com a construção de diversas casas.

“Ele fez uma série de serviços na Zona Norte. É uma pessoa séria. Não é aquele cara simpático, mas não é concurso de miss ou de beleza, é campanha política”, brincou o comunicador.

Luiz Almir também não descarta a possibilidade de disputar uma vaga de vereador na Câmara Municipal em 2024. “Vamos analisar. Considero também essa possibilidade pela manifestação espontânea do povo. Aonde eu chego, em bar, restaurante, igreja, supermercado o pessoal diz ‘agora é sua vez, você tem que voltar’”.

Atualmente Luiz Almir se dedica a atividades empresariais, além de ser radialista da 96 FM, colunista do AGORA RN e apresentador de TV da Band Natal.

Ele deixou a vida política após perder a eleição de vereador da capital em 2020, embora tenha sido o 14º mais votado. Além de vereador por quatro mandatos, ele também foi deputado estadual por duas vezes, diretor da Urbana e secretário estadual de Turismo.