MUNICÍPIOS DO RN TEM PERÍODO DE ADESÃO AO MAIS MÉDICOS PRORROGADO ATÉ 7 DE JULHO


O prazo para municípios do Rio Grande do Norte aderirem a vagas do Programa Mais Médicos foi prorrogado até o dia 7 de julho. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) na manhã desta quarta-feira (28), com a expansão das vagas sendo autorizada pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria GM/MS Nº 752, de 15 de junho de 2023.
No total, foram disponibilizadas 1.194 vagas, distribuídas para todos os 167 municípios do RN. A quantidade de vagas foi definida pelos gestores municipais, conforme as necessidades específicas, e são custeadas em regime de coparticipação, que consiste no desconto do repasse fundo a fundo (do Ministério para o município) do valor de custeio mensal da bolsa do profissional, dentro do teto federal do Piso de Atenção Primária de cada município.

Fica a cargo do Ministério da Saúde o custeio das demais despesas do programa, exceto o auxílio moradia e alimentação, que permanecerá financiado pelo município. A adesão ao programa é feito online, por meio do Sistema de Gerenciamento de Programas do Ministério da Saúde. Programa Buscando ampliar o acesso de moradores de áreas afastadas a profissionais da saúde, reconhecida como essencial para garantir o acesso à saúde da população, o Mais Médicos passou por uma reformulação, com o objetivo de valorizar os profissionais da área e ter maior adesão por parte dos mesmos. No atual modelo, o ciclo de duração do profissional no programa passou a ser de quatro anos, com a primeira metade da atuação sendo destinada à especialização com foco em habilidades e competências de Medicina da Família e Comunidade, e o segundo voltado ao mestrado profissional. Os profissionais também irão receber incentivo para atuar em locais de difícil acesso, com percentuais que variam segundo a vulnerabilidade, dificuldade de fixação de médicos e porcentagem da população que depende unicamente do Sistema Único de Saúde (SUS).