PUTIN CHAMA REBELIÃO DE MERCENÁRIOS DE “FACADA NAS COSTAS”


O presidente da
Rússia, Vladimir Putin, fez um pronunciamento neste sábado (24.jun.2023) e classificou o motim liderado por Yevgeny Prigozhin, líder dos mercenários do Grupo Wagner, como uma “facada nas costas“. Ele prometeu, ainda, punições severas a quem se voltar contra as Forças Armadas do país. Leia a íntegra do discurso (em inglês).

“Todos aqueles que deliberadamente pisaram no caminho da traição, que prepararam uma insurreição armada, que seguiram o caminho da chantagem e métodos terroristas, sofrerão punição inevitável, responderão tanto à lei quanto ao nosso povo”, disse Putin.

Em seu discurso, o presidente russo disse o motim é fruto de ambições excessivas e interesses velados. Segundo o líder do Kremlin, as forças leais ao país já receberam as ordens necessárias para reprimir a rebelião e que manobras decisivas serão feitas nas próximas horas.

“É um golpe para a Rússia, para o nosso povo. E nossas ações para defender a Pátria contra tal ameaça serão duras”, afirmou.

O pronunciamento se deu horas depois de Prigozhin anunciar suas intenções de derrubar o comando militar russo. O grupo paramilitar tomou o controle da cidade de Rostov-on-Don, próxima à fronteira com a Ucrânia, e prometeu marchar até Moscou para tirar do poder o governo que classificou como “mentiroso, corrupto e burocrata”.

“Aqueles que destruíram nossos rapazes serão punidos. Peço que ninguém ofereça resistência. Somos 25.000 e vamos descobrir por que o caos está acontecendo no país”, disse Prigozhin. “Este não é um golpe militar. É uma marcha por justiça. Nossas ações não interferem de forma alguma nas tropas.”

Depois do discurso de Putin, o líder do Grupo Wagner voltou a se manifestar e disse que o governo erra ao rotular o movimento como traição. Prigozhin afirmou que seus homens são patriotas e não pretendem se render.