DIA DE CORPUS CHRISTI SERÁ FERIADO EM NATAL E SERVIDORES ESTADUAIS TERÃO PONTO FACULTATIVO


O dia de celebração a Corpus Christi, na quinta-feira da próxima semana, 8 de junho, será feriado em Natal e terá ponto facultativo para os servidores estaduais do Rio Grande do Norte.

A data está presente nos decretos de calendário anual publicados tanto pelo Município quanto pelo Estado em dezembro de 2022 para todo o ano de 2023.

Apesar da data constar como feriado e ponto facultativo, serviços essenciais, como urgências e emergências de saúde, além da segurança pública, serão mantidos.

Corpus Christi só é considerado feriado se estiver previsto em lei estadual ou municipal – não há uma lei federal que considere a data (a quinta-feira) como feriado nacional. Em Natal, a data é feriado municipal.

Em latim, Corpus Christi significa "Corpo de Cristo", e é justamente o que a festa da Igreja Católica celebra nesta data.

A celebração de Corpus Christi acontece sempre em uma quinta-feira porque faz alusão à Quinta-feira Santa, que acontece três dias antes da Páscoa, e remete à eucaristia, feita por Jesus exatamente naquele dia da semana.